quinta-feira, 7 de maio de 2009

Escolas importantes de pensamento em linguística

Na Europa houve um desenvolvimento paralelo da linguística estrutural, influenciada muito fortemente por Ferdinand de Saussure, (1857 -1913), um estudioso suíço de indo-europeu cujas aulas de lingüística geral, publicadas postumamente por seus alunos, deram a direção da análise lingüística européia da década de 1920 em diante; esse enfoque foi amplamente adotado em outros campos sob o termo "estruturalismo" ou análise estruturalista. Ferdinand de Saussure também é considerado o fundador da semiologia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Leonard Bloomfield e vários de seus alunos e colegas desenvolveram material de ensino para uma variedade de línguas cujo conhecimento era necessário para o esforço de guerra. Este trabalho levou ao aumento da proeminência do campo da lingüística, que se tornou uma disciplina reconhecida na maioria das universidades americanas somente após a guerra.
Noam Chomsky desenvolveu seu modelo formal de linguagem, conhecida como gramática transformacional, sob a influência de seu professor Zellig Harris, que por sua vez foi fortemente influenciado por Bloomfield. O modelo de Chomsky foi reconhecidamente dominante desde a década de 1960 até a de 1980 e desfruta ainda de elevada consideração em alguns círculos de lingüistas. Steven Pinker tem se ocupado em clarificar e simplificar as idéias de Chomsky com muito mais significância para o estudo da linguagem em geral. Outro aluno de Zellig Harris, Maurice Gross, desenvolveu o léxico-gramática, método de descrição formal que dá enfoque ao léxico.
A lingüística de corpus, voltada ao uso de coleções de textos ou corpora, se desenvolveu nos anos 1960 e se popularizou nos anos 1980.
Da década de 1980 em diante, os enfoques pragmáticos, funcionais e cognitivos vêm ganhando terreno nos Estados Unidos e na Europa. Umas poucas figuras importantes nesse movimento são Michael Halliday, cuja gramática sistêmica-funcional é muito estudada no Reino Unido, Canadá, Austrália, China e Japão; Dell Hymes, que desenvolveu o enfoque pragmático "A Etnografia do Falar"; George Lakoff, Leonard Talmy, e Ronald Langacker, que foram os pioneiros da lingüística cognitiva; Charles Fillmore e Adele Eva Goldberg, que estão associados com a gramática da construção; e entre os lingüistas que desenvolvem vários tipos da chamada gramática funcional estão Simon Dik, Talmy Givon e Robert Van Valin, Jr.
Merece também destacar, nos finais do século XX, a partir de 1995, os trabalhos do Lingüista Jairo Galindo com a criação das Línguas Experimentais Umonani (Brasil) e Uiraka (Colômbia), que deu origem a Lingüística Experimental. Já no começo do século XXI, os trabalhos são aprofundados através de línguas dinâmicas naturais. O que vai concluir com as linguagens dinâmicas reais: Umonani e Uiraka. Esses trabalhos vão dar origem a teoria da Linguística diversificada, Lindi. Sendo que os estudos nesta área vão remontar a mais de 12007 anos, e os estudiosos em linguagens dinâmicas reais vão se denominar, lingüistas diversificados.
Outros importantes ou notáveis lingüistas e semióticos são:
Charles Sanders Peirce (1839-1914) - considerado um dos fundadores da semiótica moderna e do pragmatismo norte-americano. Filósofo, Biólogo, Matemático.
Sir William Jones (1746-1794) - juiz inglês que formulou a hipótese do indo-europeu - origem comum entre várias línguas européias e o sânscrito.
Jacob Grimm (1785-1863) - filólogo e folclorista (um dos "Irmãos Grimm") e que propôs a Lei de Grimm, a primeira descrição de uma transformação fonética sistemática dentro de uma língua.
Franz Bopp (1791-1867) - importante trabalho comparativo com as línguas indo-européias.
Franz Boas (1858-1942) - antropólogo cultural que enfatizou nítidamente a análise lingüística. As modernas técnicas de trabalho de campo em lingüística derivam de seu trabalho.
Leonard Bloomfield (1887-1949) - fundador da lingüística estrutural norte-americana.
Edward Sapir (1884-1939) - aluno de Franz Boas, formulador, juntamente com B.Whorf, da Hipótese de Sapir-Whorf.
Roman Jakobson (1896-1982) - fundador da "Escola de Praga" de lingüística teórica.
Benjamin Lee Whorf (1897-1941) - aluno de E.Sapir, com quem formulou a Hipótese de Sapir-Whorf.
Samuel Ichiye Hayakawa (1906-1992) - educador e senador dos Estados Unidos cujo livro de 1938 "Language in Thought and Action" (Língua em Pensamento e Ação) foi amplamente lido.
Charles F. Hockett (1914-2000) - importante teórico lingüístico, aluno de Leonard Bloomfield, e que desenvolveu muitas idéias de estruturalismo americano.
Joseph H. Greenberg (1914-2001) - mestre da arte e da ciência da classificação genética da linguagem; também fez importantes contribuições à tipologia linguística.
Kenneth L. Pike (1912-2000) - lingüista e antropólogo e criador da teoria da tagmêmicas.
Sydney M. Lamb (1929- ) - teórico lingüístico cuja gramática estratificacional é uma alternativa significante à teoria da gramática transformacional de Noam Chomsky.
Umberto Eco (1932- ) - Autor e semiótico italiano, muito conhecido por seus romances "O nome da rosa" e "O Pêndulo de Foucault".

Nenhum comentário:

Postar um comentário